Quem Somos

Coordenação

Andréa Silvestre de Sousa 

Coordenadora do Projeto IntegraChagas Brasil

Graduada pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ -1995), com Mestrado (2000) e Doutorado (2003) em Medicina (Cardiologia) pela mesma Universidade. É Pesquisadora Titular do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é Chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em doença de Chagas, coordenando uma equipe multidisciplinar, tendo sido responsável pela implementação do Serviço de Reabilitação Cardíaca para doenças infecciosas. No INI-Fiocruz, exerce ainda a função de Professora da Pós-Graduação. Atua também como Professora Adjunta de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Coordenou e colaborou em diferentes projetos de pesquisa, com abertura de parcerias (USP, UFC, UFBA, UFPI, UFF, UNICAMP, dentre outras) e liderança de equipe. Atuou em diferentes cenários epidemiológicos do país como médica e pesquisadora: região Norte (Barcelos-AM), região Nordeste (Piauí, Ceará e Bahia), região Sudeste (Virgem da Lapa-MG), com forte interface com a atenção primária à saúde e significativa transdisciplinaridade. Coordenou eventos científicos nacionais, como a reunião de Pesquisa Aplicada ChagasLeish 2018, FioChagas 2017 e 2018, dentre outras. Participa das atividades do Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Doenças Negligenciadas, com diferentes parcerias com FindeChagas (Federação de movimentos sociais de pessoas com doença de Chagas) e organizações como DNDi e MSF. Atuou no grupo de coordenação do II Consenso Brasileiro em Doença de Chagas 2015 e do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas em Doença de Chagas 2018 (CONITEC-Ministério da Saúde), sempre mantendo o foco em atenção integral à saúde para as pessoas acometidas pela doença. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, e de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Chagas, cardiopatia chagásica crônica, insuficiência cardíaca, reabilitação cardíaca, atenção integral em doença de Chagas.

Currículo Lattes

Alberto Novaes Ramos Junior 

Subcoordenador do Projeto IntegraChagas-Brasil

“Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1995), especialização (Residência Médica) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ (1999), especialização (Título de Especialista) em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade & Associação Médica Brasileira (2004), mestrado em Saúde Coletiva (Epidemiologia) pela UFRJ (2001) e doutorado em Ciências Médicas (Epidemiologia e Avaliação em Saúde) pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2011). Professor Associado I da UFC (Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Comunitária).”

Currículo Lattes

Equipe

Ana Maria Jansen Franken 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Pós Doutorado na Universidade de Nova York (1994). Atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia e Ecologia: tripanosomatídeos. Trypanosoma cruzi, Trypanosoma evansi, Leishmanias.

Currículo Lattes

Anderson Fuentes Ferreira

“Analista de sistemas (2012) e especialista em docência e gestão do ensino superior (2014), ambos pela Faculdade São Paulo (FSP), Rondônia. Mestrando em Saúde Publica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Comunitária, sendo bolsista do CNPq (2017). Atuou como professor nos cursos de Sistemas de Informações (2015) e Engenharia Civil, Administração e Educação Física (2016) na FSP. Consultor técnico em análise de dados da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC (2016). Facilitador em oficinas de análise de dados do SINAN-hanseníase em Rondônia (2015) e no Piauí (2016). Integrante do Grupo de Pesquisas em Doenças Negligenciadas da UFC; membro da equipe de pesquisadores dos Estudos IntegraHans Norte e Nordeste (Rondônia, Bahia e Tocantins) (2014-2016), e IntegraHans Piauí (2015-2017). Foco de atuação em epidemiologia de doencas infecciosas e parasitarias (em particular as doenças tropicais negligenciadas), sistemas de informação em saúde, bioestatística geral, análise espacial, estudos de séries temporais e análises espaço-temporais. “

Currículo Lattes

André Luiz Rodrigues Roque

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz. Atuando principalmente nos seguintes temas: Interação Tripanosomatídeos-Hospedeiros naturais; Mamíferos Silvestres, Manejo de pequenos mamíferos silvestres, Trypanosoma cruzi, Leishmania sp. e caracterização de tripanosomatídeos.

Currículo Lattes

Angela Cristina Verissimo Junqueira

Possui Graduação em Ciências Biológicas- Modalidade Médica- pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências (Parasitologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2005). Desenvolve pesquisas nas áreas de Diagnóstico, Biologia Molecular de Triatomíneos, Diagnóstico Hematológico, Tratamento In Vitro e Dinâmica de Transmissão do Trypanosoma cruzi.

Currículo Lattes

Alejandro Marcel Hasslocher Moreno 

Graduado em Medicina pela UFRJ (1983). Fez Residência Médica em Clínica Geral no Hospital Federal de Ipanema (1984) e em Doenças Infecto Parasitárias no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ (1985-86). Mestre em Medicina Tropical pelo IOC/Fiocruz (2010) e Doutor em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas pelo INI/Fiocruz (2015). Cursou o MBA em Saúde na Coppead/UFRJ (1999-2000). Atua na área de Pesquisa Clínica, desenvolvendo trabalhos com ênfase no tratamento etiológico da doença de Chagas.

Currículo Lattes

Carlos José de Carvalho Moreira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982) e Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1986) e Doutorado em Medicina Tropical. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interação T.cruzi- insetos vetores da doença de Chagas, xenodiagnóstico.

Currículo Lattes

Carolina Branco Dele Countinho 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2003), mestrado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE pela Fundação Oswaldo Cruz (2013) e doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE pela Fundação Oswaldo Cruz (2017). Atualmente é Doutora e Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Triatomíneos, vetores da doença de Chagas.

Currículo Lattes

Cicílio Alves de Moraes 

Possui graduação pela Universidade Federal de Goiás (1981). Atualmente é medico e professor da Universidade Federal de Goiás. É também primeiro vice presidente do Conselho de Administração da ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA – UNIEVANGÉLICA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Geral.

Currículo Lattes

Cléber Galvão Ferreira 

Concluiu o Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1998. Orienta trabalhos em iniciação científica e pós-graduação nas áreas de Zoologia, com enfase em Taxonomia e Morfologia dos Grupos Recentes e Parasitologia. Atualmente é Docente Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz.

Currículo Lattes

Constança Felícia de Paoli de Carvalho Britto

Possui graduação (1982), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou seu pós-doutorado na França, Universidade de Medicina de Montpellier I (1997). Atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios baseados em PCR, genotipagem de Trypanosoma cruzi, doença de Chagas e avaliação terapêutica, estimativa de taxas de infecção e hábito alimentar em triatomíneos e flebotomíneos com viés epidemiológico.

Currículo Lattes

Cristiane Medeiros Moraes de Carvalho 

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000). Especialista nos cursos de Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família (2007), Saúde da Pessoa Idosa (2014) e Vigilância em Saúde (2017). Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Desde 2017 atua como técnica de referência em doença de Chagas da Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial (Codtv)/Divep.

Currículo Lattes

Daniele Pereira de Castro 

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (2001), mestrado em Agroquimica e Agrobioquimica pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (2009). Fez pós doutorado no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do Instituto Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Entomologia e na interação entre parasitas, microbiota e vetores.

Currículo Lattes

Edvar Yuri Pacheco Schuback 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (2011). Cursa doutorado no curso de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Infectologia Evandro Chagas/ FIOCRUZ-RJ. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças infecciosas, atuando principalmente nos temas esporotricose, leishmanioses, doença de chagas, raiva, leptospirose e outras zoonoses.

Currículo Lattes

Eliana Amorim de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1997), com Mestrado em Saúde Coletiva, Gestão de Serviços de Saúde, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2009). Doutora em Saúde Coletiva, Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente encontra-se inserida no pós-doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP. Professora Adjunto I da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira. Experiência em gestão de serviços de saúde e Assessora de Planejamento e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista (2000-2013). Desde 2008 integra o grupo de pesquisadores que desenvolve cursos de formação Investigação em Serviços de Saúde (Pesquisas Operacionais em Saúde) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente faz parte da equipe de pesquisadores dos projetos INTEGRACHAGAS – BRASIL e do Projeto CUIDA CHAGAS, ambos, vinculados ao Instituto nacional de Infectologia da Fiocruz – RJ. Desde 2018 coordena o projeto INTEGRADTNS – Bahia, financiado pelo PPSUS – Bahia.

Currículo Lattes

Eloan dos Santos Pinheiro

Possui graduação em Química pela Universidade de Brasília(1972), especialização em Tecnologia Farmacêutica pela University of London(1990), especialização em Fabricação e Revestimento de Micro Esferas pela University of London(1990), especialização em Planejamento e Controle de Produção pelo Centro de Desenvolvimento São Paulo(1989), especialização em Curso Introdytório Para Certificação nas Normas Is pela Gerência Etudos Treinamento e Organização(1997), especialização em Certificação nas Normas Iso9002 pela Gerência Etudos Treinamento e Organização(1996);

Currículo Lattes

Felipe Xavier Neto

Mestrando e Graduado em História pelo Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, com ênfase em História Oral, Antropologia, Vídeo História, História Pública e Divulgação Científica. Experiência profissional na área de Cinema e Audiovisual, com ênfase em Cinema Documental, Cinema Educativo e Divulgação Científica. Colaborador no projeto de socialização do conhecimento cientifico do Laboratório de Audiovisual Científico da Universidade Federal Fluminense

Currículo Lattes

Fernanda de Souza Nogueira Sardinha Mendes 

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal Fluminense, pós graduação em Medicina do Exercício e do Esporte pela Universidade Estácio de Sá; residência em Clínica Médica no Hospital Central da Aeronáutica e em cardiologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em doenças infecciosas pela Fundação Oswaldo Cruz. Ênfase em Cardiologia e linhas de pesquisa em cardiopatia chagásica, insuficiência cardíaca, medicina do exercício e reabilitação cardíaca.

Currículo Lattes

Fernanda Alvarenga Cardoso Medeiros 

Mestre em Ciências da Saúde em 2013, com área de atuação em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Centro de Pesquisas René Rachou, Belo Horizonte-MG. Formou em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (2006). Exerceu atividade de Farmacêutica- Bioquímica no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte-MG (2006-2007).

Currículo Lattes

Flavia Mazzoli da Rocha 

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da ASCE (2004); Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008 e 2012). Experiência na educação em Fisioterapia desde 2011. Experiência na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva desde 2005.

Currículo Lattes

Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Possui especialização em Saúde Pública e mestrado em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde pela ENSP/Fiocruz. Experiência em Saúde Pública, com ênfase em epidemiologia e gestão na área da vigilância e controle de zoonoses e doenças de transmissão vetorial.

Currículo Lattes

Fred Luciano Neves Santos

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde pela Fiocruz-PE. Atualmente é Pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (IGM, Fiocruz-BA), onde vem se dedicando a estudos sobre a busca de biomarcadores diagnósticos de doenças infecto-parasitárias, especialmente a doença de Chagas. Docente permanente do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (conceito 6) do Instituto Gonçalo Moniz, sendo responsável pela disciplina Desenvolvimento de Ferramentas Diagnósticas para Identificação de Patógenos

Currículo Lattes

Gabriela Soledad Márdero Garcia 

Possui Graduação em Odontologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (2013) e aperfeiçoamento em Ortodontia Interceptiva pela Universidad Nacional Autónoma de México (2014). Mestre em Odontologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, Brasil (2018) com área de atuação em Estomatologia, Patologia Oral e Pacientes Especiais. Doutoranda no programa de Pós graduação em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará com área de atuação em perspectivas clínico-epidemiológicas e operacionais de controle de doenças negligenciadas, com ênfase em doença de Chagas, Leishmanioses, Esquistossomose e Hanseníase. 

Currículo Lattes

Gabriel Muricy Cunha 

Biomédico Sanitarista graduado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2009), possui habilitações em Análises Clínicas e Biologia Molecular. Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2013). Atua na área de vigilância à saúde, com ênfase na vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde.

Currículo Lattes

Genimar Rebouças Julião 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999) e doutorado em Biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-2007). Tem experiência na área de Ecologia de Insetos Galhadores e Ecologia de Insetos Vetores de Doenças na Amazônia.

Currículo Lattes

Gênova Maria de Azevedo Oliveira 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Atuou entre 2001 e 2002 na Secretaria de Reforma Agrária, na divisão de sanidade animal. Experiência na gerência estadual do Programa de controle da Doenças de Chagas, Tracoma e Malária. Especialista em Vigilância em Saúde pela Universidade de Pernambuco e Mestre em Psicanálise aplicada à educação e saúde.

Currículo Lattes

Gilberto Marcelo Sperandio da Silva 

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terap. Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência nas áreas de Farmacologia Clínica, Pesquisa Clínica, Bioestatística e Epidemiologia com ênfase nos seguintes temas: Estudo de medicamentos, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância.

Currículo Lattes

Israel Molina Romero 

Graduação em Licenciatura em Medicina e Cirurgia pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB(1999),  residência-medica pela Hospital Vall D’Hebron(2004) e doutorado em Licenciatura em Medicina e Cirurgia pela UAB(2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Currículo Lattes

Jacenir Reis dos Santos Mallet

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1980), mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atua na área de Zoologia, com ênfase na Entomologia Médica e patógenos associados aos vetores, abordando Vigilância Entomológica, Morfologia, ultraestrutura, citoquímica, bioquímica e biologia molecular.

Currículo Lattes

Jacqueline Araújo Domingos Iturra

Possui especialização em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).Atualmente é analista de saúde e tecnologia, chefe do Serviço de Doença Parasitárias-SDP, Laboratório de Referência Nacional para o diagnóstico de Leishmaniose Visceral e doença de Chagas da Fundação Ezequiel Dias, Belo Horizonte- MG.

Currículo Lattes

Janice Maria Borba de Souza

Possui graduação em Pedagogia pelo Fundação Universidade de Itaúna(2001) e especialização em Especialização em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2003).

Currículo Lattes

Júlio Henrique Rosa Croda 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, residência médica em Infectologia e doutorado pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina e Vigilância das doenças transmissíveis e desenvolve projetos de pesquisas na área de tuberculose em populações privadas de liberdade, arboviroses e COVID-19.

 Currículo Lattes

José Alexandre Menezes da Silva 

Bacharel em Ciências Biológica pela UFRPE; Residência em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz – PE, Especialista em Epidemiologia de Campo – EPISUS pelo MInistério da Saúde e Centers for Disease Control and Prevention – CDA-EUA. Cursou Mestrado em Saúde Pública Pela Fundação Oswaldo Cruz, PE e Doutorando em Medicina Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa – Portugal e Consultor da OPAS-Brasil para Doenças Negligenciadas entre 2011 e 2014.

Currículo Lattes

José Iranilson Oliveira Gomes

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (2012). Atualmente é terceirizado (técnico de atendimento) do Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Pública.

Currículo Lattes

Liliane da Rocha Siriano 

Graduada em Biomedicina pela PUC GO- PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (1991) Possui mestrado (2007) e doutorado (2013) em MEDICINA TROPICAL pelo INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA. Atualmente é biomédica da Coordenação Estadual de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e do HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

Currículo Lattes

Lileia Gonçalves Diotaiuti

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1976), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Atualmente é colaboradora da Organização Mundial da Saúde como coordenadora de projeto integrado ao Centro Colaborador em Saude e Ambiente da FIOCRUZ, voluntaria do Instituto de Observação da Terra, bolsista nível 1b do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e lider do grupo de pesquisas triatomíneos da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: triatominae, doença de Chagas disease, eco-epidemiologia, controle.

Currículo Lattes

Luiz Henrique Conde Sangenis 

Médico formado pela Escola de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques no Rio de Janeiro em 1990. Residência médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Medicina de Família e Comunidade e Pediatria pela Associação Médica Brasileira. Doutor em Medicina Tropical (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.

Currículo Lattes

Luiz Antonio Botelho de Andrade

Graduado em Biologia, mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Immunobiologie – Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1990), Prof. associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia, biologia do conhecimento, biologia do desenvolvimento, ensino de ciências, divulgação científica e extensão universitária. É membro do Curso de Mestrado Profissional da UFF (CMPDI), do Observatório Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE), do Grupo de Pesquisa “Epidemiologia, vigilância e controle de hanseníase e doença de Chagas no nordeste do Brasil – IntegraDTN-Nordeste. Atualmente exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn). Como coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico da UFF (labaciencias.com), vem trabalhando na produção de filmes e materiais educativos, numa perspectiva inclusiva, para contemplar as pessoas cegas, de baixa visão e a comunidade surda.

Currículo Lattes

Maria Cristina Soares Guimarães

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1998), possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1992) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (Pppgics/Icict) e coordenadora do Curso de Especialização lato sensu Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict. Coordenadora adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Principais temas de interesse: Acesso livre e Informação científica e tecnológica em saúde, Gestão da informação, Avaliação em C&T, Socialização da informação e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Engajamento em ciência e Competência em saúde (health literacy).

Currículo Lattes

Marcelo Yoshito Wada 

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1998) e Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2008). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, investigações de campo, resposta a surtos e emergências em saúde pública, vigilância, sistemas de informação e zoonoses.

Currículo Lattes

Marli Maria Lima 

É pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Possui graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Médica, pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Biologia parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em epidemiologia da doença de Chagas em áreas endêmicas da região semiárida do nordeste brasileiro.

Currículo Lattes

Mayara Maia Lima 

Possui Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2012) e Especialização em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz (2015). Ocupa cargo efetivo de Analista Técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde desde julho de 2013.

Currículo Lattes

Mauro Felippe Felix Mediano 

Possui graduação em Fisioterapia (UNESA/2016) e Educação Física (UERJ/2004), mestrado em Nutrição Humana (UFRJ/2006) e doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental (UERJ/2010). Realizou pós-doutorado em Epidemiologia no Instituto de Medicina Social da UERJ (2011-2012) e em Epidemiologia Cardiovascular na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (2018-2019). Com especial ênfase na área de prevenção e tratamento de doenças crônicas.

Currículo Lattes

Melquia da Cunha Lima 

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo(2005). Atualmente é Conultor do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.RCID:

Currículo Lattes

Mitermayer Galvão dos Reis

Possui graduação em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Especialista sob a forma de residência em Anatomia Patológica, Mestrado e Doutorado em Patologia Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Fez Pós-Doutorado na Case Western Reserve University e na Harvard School of Public Health. Realiza estudos sobre epidemiologia clínica e molecular com ênfase em Arboviroses, Chagas, Esquistossomose, Hepatites Virais, Leptospirose e Meningites bacterianas.

Currículo Lattes

Otacilio da Cruz Moreira

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), doutorado em Ciências (Química Biológica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e pós-doutorado na área de Biologia Molecular na Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e gerente da plataforma FIOCRUZ de PCR em Tempo Real (RPT09A). É membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia Parasitária e orientador permanente da Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz. Foi coordenador do Programa de Pesquisa Translacional em Doença de Chagas (Fio-Chagas) da Fundação Oswaldo Cruz de 2016 a 2018. Tem experiência na área de bioquímica e biologia molecular, com ênfase em diagnóstico molecular de doenças infecciosas, parasitologia e bioenergética, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular da Doença de Chagas e Leishmanioses, análise de expressão de genes envolvidos em resposta inflamatória e estudo de fatores de virulência em tripanosomatídeos.

Currículo Lattes

Rafaella Albuquerque e Silva

Doutora em Medicina Tropical, área de concentração Biologia das doenças infecciosas e parasitárias pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em epidemiologia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Saúde Publica Veterinária, Epidemiologia, Entomologia Médica e Parasitologia.

Currículo Lattes

Rita de Cássia Moreira de Souza 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), doutorado em Ciências – área de concentração em Doenças Infecciosas e Parasitárias – (2009) e pós-doutorado (2011), ambos pelo Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ. Atualmente é Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, lotada no grupo de pesquisa Triatomíneos do Instituto René Rachou (IRR-Fiocruz Minas); Curadora substituta da Coleção de Vetores da Doença de Chagas (Fiocruz-COLVEC); Colaboradora do Laboratório de Referência de triatomíneos e epidemiologia da Doença de Chagas (LATEC/IRR-Fiocruz); Membro da equipe de coordenação do Programa de Iniciação Científica do IRR; Membro titular da Câmara Técnica de Pesquisa no IRR. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em  Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Triatomíneos, doença de Chagas, Trypanosoma cruzi, reservatórios, identificação da fonte alimentar de triatomíneos. Sua principal linha de investigação aborda estudos da eco-epidemiologia e controle de triatomíneos.

Currículo Lattes

Rosália Torres

Currículo Lattes 

Rubem Figueiredo Sadok Menna Barreto 

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2003), mestrado (2006) e doutorado (2008) em Biologia Celular e Molecular, IOC, Fundação Oswaldo Cruz, pós-doutorado pelo Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, quimioterapia, doença de Chagas, microscopia eletrônica, oxigrafia de alta resolução, morte celular, autofagia, mitocôndria, estresse oxidativo e naftoquinonas.

Currículo Lattes

Samanta Cristina Chagas Xavier 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (1998) e mestrado em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME (2003). Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, Brasil (2013). Pós-Doc e membro da Câmara Técnica de Ensino do Instituto Oswaldo Cruz (2013-2014). Atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico sorológico e parasitológico de infecção por tripanosomatídeos; reservatórios silvestres e domésticos, ecologia dos ciclos de transmissão de tripanosomatídeos de mamíferos na natureza; geoprocessamento ambiental;

Currículo Lattes

Sérgio Salles Xavier 

Possui graduação em FACULDADE DE MEDICINA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia Clínica e Ecocardiografia e linhas de pesquisa em doença de Chagas e em insuficiência cardíaca.

Currículo Lattes

Stefania dos Santos Gazzinelli

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade FEAD (2008-2013). Atua na área de Saúde Pública na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais exercendo o cargo de Especialista em Políticas e Gestão de Saúde. Atua como referência técnica do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral e do Programa de Controle da Doença.

Currículo Lattes

Swamy Lima Palmeira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista (Unidade Brasilia) (2011). Especialista em Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde. Atualmente é consultor técnico do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em epidemiologia e qualidade.

Currículo Lattes

Tânia Cremonini de Araujo-Jorge 

Formada em Medicina pela UFRJ (1980 ) e Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz desde 1983. Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ e fez Pós-doutorado em 1989-90 na Bélgica (ULB) e na França (Inserm). Atua nas áreas de inovações em doenças negligenciadas, farmacologia aplicada e ensino de ciências, com foco em criatividade e no conceito interdisciplinar de CienciArte.

Currículo Lattes

Tycha Bianca Sabaini Pavan 

 Possui graduação em Ciências Biológicas com habilitação em licenciatura plena (2007), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo/Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha. Mestrado em Ciências (2013), com ênfase em Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutoramento em Ciências (2018), com ênfase em Biologia Molecular pela UNICAMP. Competência em Pesquisa Clínica no diagnóstico molecular pelas técnicas de PCR (Polymerase Chain Reaction ou Reação em Cadeia da Polimerase) qualitativo e quantitativo, RFPL-PCR (Restriction fragment length polymorphism-PCR), clonagem e sequenciamento genético. Pós-doutoramento junto à Fundação Oswaldo Cruz, pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas ao Projeto-Piloto – Acesso à detecção e tratamento da doença de Chagas no âmbito da atenção primária à saúde no Brasil, financiado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Revisora “ad hoc” dos periódicos Cadernos Saúde Coletiva/UFRJ (2019) e Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (2019).

Currículo Lattes

Veruska Maia da Costa 

Formação acadêmica em Medicina Veterinária (2003), Residência em Zoonoses e Saúde Pública (2006), Mestre em Medicina Veterinária Preventiva (2008) e Especialização em Informática em Saúde (2019) e cursando especialização em Economia da Saúde. Atualmente atua como consultora técnica na Coordenação de zoonoses e doenças vetoriais – CGZV/DEIDT/SVS/MS.

Currículo Lattes

Victor Hugo Gomes Ferraz 

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Técnico em Enfermagem pelo colégio Senes; Membro do Laboratório de Audiovisual Científico (LABACIÊNCIAS); Estágio Supervisionado de Práticas de Ensino no curso Técnico em Enfermagem pelo Colégio Senes; Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (NEPUR);Membro da Liga de Geriatria e Gerontologia – UFF; Membro do projeto de extensão ConectaMicro UFF; Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação em Saúde (GIPETIS); Membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Saúde e Educação (GESPRO). administrador de sites / Blogs , Conhecer e ConhecimentoQuem foi que disse e do site Labaciências. Participou da cobertura do Congresso de Medicina Tropical, 2019.

Currículo Lattes

Wilson Alves de Oliveira Júnior

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco – UPE (1973) e mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (1987). Atualmente é Professor da Disciplina de Cardiologia do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco, Gerente da Unidade de Pesquisa e Extensão e Cultura do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco – PROCAPE, Coordenador do Serviço de Referencia em doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca, do Estado de Pernambuco-PROCAPE/UPE.

Currículo Lattes