TERRITÓRIOS

São Luís de Montes Belos – Goiás

O município de São Luís de Montes Belos está localizado no estado de Goiás, região de saúde Oeste II, centro do estado. Tem população estimada de 34.157 habitantes para o ano de 2020, com uma densidade demográfica de 36,36 habitantes/km². São Luís de Montes Belos tem como marco inicial o ano de 1.857, em que foi fundada uma fazenda da qual herdou o nome, a Fazenda São Luiz, localizada no município de Vila Boa (hoje Cidade de Goiás).
O município está localizado a aproximadamente 118 Km de Goiânia, capital do estado de Goiás. Dentre as principais atividades econômicas do município estão o setores de serviços (principalmente o comercio), seguida pelas atividade de pecuária leira e de corte, como também atividade agrícola de produção de milho.
Site oficial: https://saoluisdemontesbelos.go.gov.br/

São Desidério – Bahia

O município de São Desidério está localizado no estado da Bahia, região de saúde de Barreiras, no extremo oeste do estado. Tem população estimativa de 34.266 habitantes para o ano de 2020, com densidade demográfica de 1,82 habitantes/km². A trajetória para a emancipação de São Desidério foi marcada por várias etapas. Em uma delas houve a possibilidade da mudança do nome para Vila dos Palmares, que depois foi descartada prevalecendo o nome do fundador do lugar, Desidério. Em 10 de abril de 1895, o então governador da Bahia, Joaquim Manoel Rodrigues assinou um decreto que garantiu a São Desidério ser elevado a distrito de Barreiras.
O município está localizado a aproximadamente 880 Km de Salvador (capital da Bahia) e aproximadamente 590 Km de Brasília (capital do Brasil). Dentre as atividade econômicas, tem destaque a agricultura, em geral na produção de algodão, milho e soja.
Site oficial: https://saodesiderio.ba.gov.br/

Iguaracy – Pernambuco

O município de Iguaracy está localizado no estado de Pernambuco, região de saúde Afogados do Ingazeira, no norte do estado. Tem população estimada de 12.247 habitantes para o ano de 2020, e densidade demográfica de 14,05 habitantes/km².
O município era uma área de pastagem conhecida como Logrador As terras foram doadas à Igreja, para o patrimônio de São Sebastião, em 1912. O padre Carlos Cottart construiu uma casa, onde celebrava o culto, o que atraiu o comércio e moradores para o local. Em 1914, o povoado era conhecido como Macacos, mudando para Iguaraci em 1948. Com a Lei Estadual nº 4.954, de 20 de dezembro de 1963, desmembrou de Afogados da Ingazeira os distritos de Iguaraci, Jabitacá e Irajaí, para formar o novo município de Iguaracy (ex-Iguaraci).
O município está localizado aproximadamente a 290 Km de Recife, capital do estado de Pernambuco. O bioma predominante no município é a Caatinga.
Site oficial: https://www.iguaracy.pe.gov.br/

Espinosa – Minas Gerais

O município de Espinosa está localizado no estado de Minas Gerais, região de saúde Janaúba/Monte Azul, extreme norte do estado. Tem população estima de 31.610 habitantes para o ano de 2020, com densidade demográfica de 16,65 habitantes/km².
Espinosa (à época: Lençóis ou Lençóis do Rio Verde), antigo distrito (criado em 1872 e 1891) subordinado ao município de Boa Vista do Tremendal (hoje: Monte Azul), foi elevado à vila com a denominação de Espinosa pela lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923 e instalado em 9 de março de 1924.
O município está localizado a aproximadamente 570 km de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. A economia da cidade é voltada para o setor industrial: composta por cerâmicas, por fábrica de laticínios e confecções.
Site oficial: https://espinosa.mg.gov.br/

Porteirinha – Minas Gerais

O município de Porteirinha está localizado no estado de Minas Gerais, região de saúde Janaúba/Monte Azul, norte do estado. Tem população estimada de 37.864 habitantes para o ano de 2020, com densidade demográfica de 21,51 habitantes/km².
O município de Porteirinha foi criado como distrito pertencente a Grão Mogol pela lei provincial nº 3.272, de 30 de outubro de 1884, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Jatobá. Pela lei estadual nº 805, de 22 de setembro de 1921, recebeu a denominação de São Joaquim da Porteirinha, passando a se chamar Porteirinha pela lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923. Foi emancipado pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938.
O município de Porteirinha está localizado a aproximadamente 590 Km de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Na economia, o município tem foco no turismo.

Site oficial: https://porteirinha.mg.gov.br/